terça-feira, 17 de abril de 2012

De Santiago do Chile a Mendoza da Argentina - 365 km

17/04/2012

Era quase 1h da madrugada quando fomos acordados com um tremor. O Nelo pensou que era coisa do metrô. Quando acordei assustado e falei “Caramba, terremoto”, é que caiu a fixa. O tremor durou cerca de 1,5 minutos. Isso é tempo pra caramba... Durante o abalo sísmico, ouve-se um barulhão do caramba, já que a cidade toda, tudo, treme. Estávamos no oitavo andar de um prédio de uns quinze andares, no meio da madrugada, com um som estranho e tudo tremendo. Confesso que minhas pernas continuaram tremendo por grande parte da noite. Lembro que pensei foi “Senhor, não gostaria que minha filha, tão pequena, vivesse esperando o papai voltar da viagem”.
Gente, a sensação muito estranha. Impotência total. Não há nada que fazer. Quando cessou o tremor, estávamos no corredor do hotel, com muita gente de pijama. Liguei a TV que noticiava ao vivo o terremoto, que teve como epicentro a região de Valparaízo, onde houve evacuação por risco de tsunami,. O abalo teve intensidade de 6,7 graus na escala... Sei lá como escrever... Escala de terremotos (http://www.noticiasbr.com.br/autoridades-chilenas-registram-pelo-menos-uma-morte-em-terremoto-51689.html)! O pior foi dormir depois... A conversarada no hotel foi geral... Graças a Deus não sofremos nada.
A viagem através da cordilheira andina é show de bola. O dia estava ensolarado, perfeito pra viajar de moto. O GPS, mais uma vez, foi indispensável para sairmos de Santiago. Até Los Andes, passa-se por várias vinhas... As estradas são boa e sem muitas curvas, com dois pedágios. Em Los Andes a gente começa a subir, com muitas curvas. A vegetação vai diminuindo e quando a gente vê, está em meio às montanhas dos Andes. Os Caracoles, são um destaque a parte, antes de se chegar à estação de esqui e ao famoso hotel de Portillo. Depois, pode-se contemplar o Aconcágua, à esquerda da rota, com seu pico nevado.
Todos os trâmites aduaneiros são feitos dentro de um galpão gigante. É bem estranho, ver os chilenos e argentinos, trabalhando lado a lado, num lugar fechado com um monte de carros ligados. Precisamos de cerca de 1h na fila... Encontramos novamente o casal paranaense num MotorHome que tínhamos visto em Antofagasta. Estavam com um outro casal num traller. Conhecemos também um cara de Pato Branco que com uma Xterra, tinha subido os vulcões Ozorno e Villa Rica.
Durante toda a travessia passa-se por vários túneis. Passado 1 km da duana argentina, pode-se visitar a Ponte de Los Incas, um lugar bem interessante.
Chegamos em Mendoza no final da tarde. O Petit Hotel, na rua Peru, é bem simples, mas tem garagem e internet no saguão (infelizmente não há no quarto). O elevador é pequeno estranho e o sabonete não faz espuma... Ok, ta bom!
Saímos pra comer e olhar as coisas em Mendoza. A cidade é grande, com muitas lojas de departamento com coisas de marca (caro pra caramba). Comemos uma boa pizza e passeamos numas praças com chafarizes de vinho...
Amanhã pretendemos trocar o óleo das motos e visitar uma vinícola.
Seguem algumas fotos do dia.
Antes de subir Los Caracoles

Portillo

 Aduana Chilena


Aduana Argentina... Fila

Ponte de Los Incas

 Mendoza




7 comentários:

  1. HO, NADA DE ADIANTAR A VOLTA. A NÃO SER QUE ESTEJAM OS DOIS ENJOADOS, OU DOENTES, OU COM MEDO... DEPOIS TU VAI QUERER VOLTAR PORQUE NÃO VIU O PLANEJADO. VÊ SE RESPONDE MEUS COMENTÁRIOS, TODO MUNDO FALA CONTIGO NO MSN. EU FICO ESPERANDO E NADA. QUE COISA. ME RESPONDE, POR FAVOR. BLZ QUE ESTÃO BEM. JÁ TEM MAIS UMA EXPERIENCIA NA CAIXINHA, PASSARAM POR UM TERREMOTO. FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee... Se vc ler o primeiro post vai ver que o meu msn mudou... Agora é enggeziel@hotmail.com

      Esta tudo massa, estamos fazendo o planejado, e deixando um pouco pra próxima: Ushuaia 2015. hehehe

      Beijão pra todos aí!

      Excluir
  2. Po bixo, deixa um pouco de aventura pra proxima viagem oooo. Chuva no deserto, terremoto, gelo, V-strom quebrada... só tu mesmo pra conseguir presenciar essas coisas numa viagem, rsrsrs Abraço, estamos na garupa.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Valeu Abreu... Aventura total... Dos Caracoles temos filmagem! Quando chegar vou mostrar! Um abraço!

      Excluir
  4. Caraca Gezi só de ler ja da uma vontade imensa de conhecer esses lugares fora que cada foto show da até vontade de mergulhar nesse lago. Deus abençoe meu querido aquele abraço e uma boa viagem continue assim blog show de bola.

    ResponderExcluir